gplus
   

Saiba o que fazer em Roma durante o Jubileu da Misericórdia

22/07/2016 00:00

Confira Também

A cidade de Roma é uma das mais visitadas todos os anos por causa de sua beleza, arquitetura, história, arte, gastronomia e atrações turísticas, como o Coliseu, o Foro Romano e a Fontana di Trevi. No entanto, a capital italiana também é conhecida por sua abundância de igrejas e, obviamente, pela presença do Vaticano. E até o dia 20 de novembro deste ano, esse lado da "cidade eterna" estará em destaque com o Jubileu da Misericórdia.

Também chamado de Ano Santo, o evento é uma grande solenidade da Igreja Católica que acontece tradicionalmente a cada 25 anos e representa um dos momentos mais importantes para os fiéis e religiosos de todo o mundo, quando lhes são concedidas graças espirituais e a expiação dos pecados.

Como a última edição da celebração ocorreu em 2000, a próxima deveria acontecer apenas em 2025. No entanto, quando o Papa sente a necessidade de passar uma mensagem ao mundo e dar uma oportunidade para que os cristãos se aproximem mais de Deus, ele pode convocar um Ano Santo Extraordinário.

Foi o que aconteceu quando Francisco anunciou um Jubileu com o tema da "misericórdia", que teve início no dia 8 de dezembro de 2015, data na qual foi comemorado o aniversário de meio século do Concílio Vaticano II, e que será finalizado em 20 de novembro de 2016.

Ao final, seremos julgados sobre as obras de misericórdia, afirmou Francisco

Repleta de eventos religiosos em todos os cantos do planeta, a solenidade tem como seu epicentro Roma e, por isso, a capital italiana é um dos principais destinos do ano para o turismo religioso, junto com a Terra Santa e Cracóvia, na Polônia, que receberá a Jornada Mundial da Juventude entre os dias 26 e 31 deste mês.

De acordo com o portal oficial do Ano Santo, até o começo de junho, mais de 9,1 milhões de fiéis e peregrinos passaram por Roma e participaram de atrações relacionadas ao Jubileu. E entre os locais mais visitados por esse público está a Praça São Pedro, no Vaticano, onde os cristãos podem ver e escutar o Pontífice em eventos especiais, além das rotineiras audiências gerais nas quartas-feiras e dos Angelus nos domingos.

Desde dezembro do ano passado, a praça já recebeu, por exemplo, o Jubileu dos Diáconos, dos Sacerdotes e dos Seminaristas e dos Doentes e das Pessoas com Deficiências. Já nos próximos meses, comemorações como o Jubileu do Voluntariado e dos Operadores da Misericórdia, no dia 2 de setembro, dos Catequistas, em 23 de setembro, o Jubileu Mariano, de 7 a 9 de outubro, e dos Encarcerados, em 6 de novembro, também acontecerão no local.

No entanto, um dos eventos mais importantes que ocorrerão na praça será a missa de canonização da Madre Teresa de Calcutá, que terá início às 10h (às 5h no horário de Brasília) do dia 4 de setembro. A futura santa também será tema de outras celebrações na cidade durante o mês.

Além da Praça São Pedro, outros destinos da capital merecem destaque, como as quatro basílicas papais de Roma, que abriram suas portas santas para o Jubileu. Tradicionalmente, as portas da basílica de São Pedro, de São João Latrão, de São Paulo Extramuros e de Santa Maria Maggiore, assim como as de grandes dioceses por todo o mundo, só são abertas durante os Anos Santos e repre