gplus
   

Idosos precisam manter vacinação em dia

30/08/2015 00:00

Confira Também

Os adultos costumam se preocupar em manter as crianças vacinadas, mas se esquecem que ao chegar na terceira idade esse cuidado também deve ser redobrado. De acordo com a pesquisa Prevenção a Maturidade, realizada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), 59% das pessoas de capitais brasileiras entendem a importância da vacinação, mas não sabem quais são recomendadas para cada faixa etária.


Entre as vacinas indicadas para os idosos, estão a contra o vírus da Gripe, que deve ser tomada anualmente, a Herpes Zoster e a que previne a Pneumonia, ambas de dose única. “Depois dos 60 anos, a imunidade tende ficar cada vez mais fragilizada, favorecendo as infecções, por isso é tão importante que os idosos estejam atentos à vacinação nessa faixa etária”, explica o médico sanitarista e responsável pelo setor de vacinas do laboratório Lavoisier Ricardo Cunha.


O médico ressalta que os idosos não precisam ficar receosos com possíveis reações a vacinas. “Os efeitos colaterais mais comuns são as reações no local da aplicação e que desaparecem em cerca de dois dias, mais raras ainda são as manifestações como dores musculares e febre”. Além disso, vacinas como a que previne a Gripe, ao contrário do que muitos pensam, não desencadeiam a doença. “A vacina contra a Gripe é produzida com vírus mortos e fracionados. Não é possível uma pessoa tomá-la e contrair a doença”, afirma o especialista.


Veja quais são as vacinas recomendadas aos idosos:


Influenza


A terceira idade está entre o grupo de risco que contrai o vírus da gripe. Disponível na rede pública, é recomendável tomá-la antes do inverno.


Pneumocócica


A pneumonia está entre as três principais causas de morte no mundo. Por isso, a prevenção desta doença é fundamental.


Herpes Zoster


A doença, conhecida como cobreiro, afeta um quarto das pessoas com mais de 50 anos que já tiveram catapora na infância.


Tríplice bacteriana dTpa


Essa vacina previne contra Coqueluche, Tétano e Difteria e deve ser aplicada até mesmo em quem já tomou a dupla bacteriana (dT) ou já teve coqueluche. É necessária fazer o reforço dela a cada dez anos.


Febre amarela


A doença apresenta maior chance de adversidade em indivíduos com mais de 60 anos. Disponível na rede pública, é indicada para casos específicos, como para quem mora ou vai viajar em áreas endêmicas.


Meningocócica conjugada


Em idosos, a meningite pode trazer sérias consequências. Por isso, é importante tomá-la durante surtos. A rede pública não possui a vacina.


Tríplice viral


A vacina contra sarampo, caxumba e rubéola também é indicada apenas para casos espec&