gplus
   

Band processa a Terracap por cancelamento de corrida da Fórmula Indy

05/03/2015 00:00

Confira Também

A Band entrou nesta quinta-feira com uma ação de reparação de danos contra a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, a Terracap, por causa do rompimento unilateral do contrato para a realização da Fórmula Indy em Brasília. A categoria mais rápida do automobilismo abriria sua temporada neste domingo, dia 8, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, se o governo do DF tivesse cumprido o combinado.

Em março do ano passado, representantes do governo do DF procuraram a Rede Bandeirantes porque estavam interessados em levar a corrida para Brasília.  O negócio ganhou forma algumas semanas mais tarde. A assinatura do termo de compromisso foi feita em solenidade pública, na presença do ex-presidente Lula.

O contrato foi redigido pela Terracap depois de seis meses de muita negociação. A Band atendeu todas as exigências do governo do Distrito Federal. E todos os atos foram transparentes, publicados no Diário Oficial. Agnello Queiróz, o governador à época, até viajou para Indianópolis para tratar de detalhes da prova.

No entanto, o novo governante, Rodrigo Rollemberg, contrariou uma própria declaração sua antes de eleito e acatou ao Ministério Público, que recomendou que a prova fosse cancelada.

A medida de Rollemberg vai custar mais caro do que a realização da corrida. Vários containers de equipamentos que já estavam no Brasil foram embarcados de volta para os Estados Unidos. Os preparativos para o evento tiveram que ser desfeitos. As reformas no autódromo foram paradas abruptamente, com equipamentos ainda pela pista. Sem falar na eventual reparação aos prejudicados com o rompimento de contrato unilateral.

O acréscimo financeiro que Brasília receberia em turismo e serviços foi substituído apenas por uma alta conta, que virá sem contrapartida alguma.

Veja mais em: BAND