gplus
   

A pré-temporada está acelerada, diz Helinho

27/01/2015 00:00

Confira Também

Tudo beleza por aí, pessoal?

Então, hoje eu estou indo para Indianápolis porque a partir de amanhã a gente tem uma atividade oficial, que acontece todo mês de janeiro. Quando eu digo “a gente” me refiro a todos os pilotos. Isso quer dizer que o quarteto da Penske estará lá firme e forte: Will Power, Juan Pablo Montoya, o nosso novo “Junior”, que é o Simon Pagenaud, e eu.

Enquanto escrevo essa coluna aqui em Fort Lauderdale, sob temperatura bem amena, na cidade-sede do Indianapolis Motor Speedway a máxima é 0° C. Aí o amigo do Metro Jornal pode perguntar: “Por que a IndyCar faz todo mundo entrar nessa ‘geladeira’?”

Primeiro porque é a oportunidade de reunir todos os competidores a apresentar as novas regras para o ano e reforçar as já existentes. Dou muito valor a esse tipo de encontro porque é quando nós, pilotos, temos a chance de expor as nossas opiniões. É numa reunião como essa que uma regra pode ser analisada e até mesmo modificada.

Os caras da IndyCar fazem um trabalho ótimo nesse sentido e estão sempre prontos a ouvir a experiência de quem está lá dentro acelerando. Há coisas que, no papel, parecem ótimas, mas na prática há uma distância grande.

Também acontecem os testes físicos. A IndyCar conhece cada piloto por causa das constantes avaliações. São exames muito minuciosos que são feitos com o objetivo de verificar se o atleta tem condições de enfrentar os esforços que são exigidos durante a temporada. Num português claro, eles viram você de cabeça para baixo.

Por fim, é a primeira ocasião em que o grupo tem contato com a imprensa. Não se trata do Media Day, que é realizado em fevereiro. Mas nem por isso a IndyCar deixa de reservar um espaço para os pilotos conversarem com os profissionais que cobrem o campeonato. Por tudo isso é que essa programação, que vai até sexta-feira, tem um peso significativo nessa nossa fase de preparação.

E por falar em preparação, vou deixar vocês com água na boca agora. O meu Dallara Chevrolet #3, com o novo kit aerodinâmico, está ficando demais. Convenhamos, o Fórmula Indy é um carro muito bonito. Agora, então, nem se fala. Mas sobre isso a gente vai conversar mais e não vejo a hora de poder colocar aqui uma foto do meu carro de 2015.

É isso aí. Forte abraço e até semana que vem!

Veja mais em: BAND