gplus
   

Splitter confirma ida para os Hawks e diz que Huertas quer NBA

03/07/2015 00:00

Confira Também

Após cinco anos no San Antonio Spurs, o pivô Tiago Splitter defenderá uma nova equipe na próxima temporada da NBA. O gigante de 2,11m, que em 2014 se tornou o primeiro brasileiro campeão da liga norte-americana de basquete, confirmou ao Portal da Band que foi trocado para o Atlanta Hawks.

“Eu recebi uma ligação do técnico (Gregg Popovich) falando que eu fui trocado. A transação vai ser confirmada oficialmente no dia 9. Eu ainda tenho que fazer testes físicos lá no Atlanta”, afirmou o pivô em entrevista por telefone.

Na última temporada, os Hawks tiveram a segunda melhor campanha da liga com 60 vitórias e 22 derrotas e ficaram atrás apenas do campeão Golden State Warriors. Nos playoffs, a franquia de Atlanta foi eliminada nas Finais da Conferência Leste, diante do Cleveland Cavaleirs, de Lebron James.

Embora lamente deixar a equipe que defendeu nos últimos cinco anos, Splitter vê com bons olhos a transferência para Atlanta. Dois fatores animam o atleta: continuar brigando entre os melhores times da NBA e voltar a trabalhar com Mike Budenholzer. Antes de ser eleito o técnico do ano da temporada 2014/15 pelos Hawks, Coach Bud foi assistente de Gregg Popovich nos Spurs.

“É triste por deixar o time onde eu fui campeão, onde eu joguei desde que entrei na NBA. Mas o positivo é que eu vou para um time que ficou em primeiro colocado na Conferência Leste, trabalhar com um técnico que eu já conheço. Os Hawks têm um sistema de jogo parecido com o dos Spurs, com o mesmo estilo. Tanto que Atlanta chegou a ser conhecido como os Spurs do Leste”, explicou o pivô.

A troca não foi uma surpresa para Splitter, que já havia sido informado pela franquia da possibilidade de uma transferência. O brasileiro foi negociado porque San Antonio pretendia abrir espaço dentro do teto salarial para tentar acertar com o ala-pivô LaMarcus Aldridge, cujo contrato com o Portland Trail Blazers acabou ao final da temporada. 

Apesar de ter a oportunidade de oferecer um bom contrato, San Antonio não terá facilidade para fechar com Aldridge, que também está sendo cobiçado por Los Angeles Lakers, Phoenix Suns, Dallas Mavericks e New York Knicks, além dos próprios Blazers.

Huertas na NBA


De acordo com Tiago Splitter, a legião brasileira na NBA deve aumentar. O pivô afirmou que o armador Marcelinho Huertas, seu companheiro na seleção brasileira, deseja atuar na liga norte-americana de basquete.

“Sim, conversei com ele. O interesse dele é ir para a NBA. Ele está conversando com o empresário dele e procurando uma equipe para jogar”, revelou Splitter.

Capitão do Brasil, Marcelinho Huertas atuou no basquete espanhol em 10 das últimas 11 temporadas. Com o término do contrato com o Barcelona, equipe que defendeu de 2011 em diante, o armador quer tentar a sorte na NBA pela primeira vez na carreira.

Caso acerte com alguma franquia, Huertas será o sétimo brasileiro na liga. Além de Splitter, Nenê, Anderson Varejão, Leandrinho, Bruno Caboclo e Lucas “Bebê” Nogueira jogam no melhor basquete do mundo. 

Descanso para a Olimpíada


O Brasil ainda não tem participação garantida nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A Federação Internacional de Basquete (Fiba) afirmou que só confirmará as vagas das equipes masculina e feminina se a Confederação Brasileira de