gplus
   

Ana Moser se lembra de Luciano do Valle como revolucionário

18/04/2015 00:00

Confira Também

Ana Moser lembra de Luciano do Valle como o grande revolucionário do esporte no Brasil. A ex-jogadora de vôlei destacou que o narrador da Band conseguiu fazer com que os outros esportes ganhassem a mesma dimensão do futebol.

“Foi um jornalista, empresário visionário, audacioso que viu lá no início, quando o Brasil começou a criar uma geração no masculino consistente, com talento e com constância, organização. Começou a galgar lugares no mundo. O feminino também tinha uma geração que tinha carisma e ele ousou a sair do lugar comum da monocultura do futebol. Introduziu um outro esporte na televisão em rede nacional”, disse em entrevista exclusiva ao Portal da Band.

Neste domingo completa um ano do falecimento de Luciano do Valle. O ex-narrador da Band morreu aos 66 anos em Uberlândia (MG), depois de passar mal durante voo e ser internado em um hospital particular da cidade. Ele saiu de São Paulo (SP) para narrar a estreia do Corinthians no Brasileiro do ano passado contra o Atlético-MG.

De tão revolucionário, Ana Moser até lembrou do fato de Luciano do Valle levou uma partida de vôlei para o estádio do Maracanã. No dia 26 de julho de 1983, no Grande Desafio de Vôlei, vencido pela seleção brasileira masculina de vôlei sobre a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) por três sets a 1. Foram 95.887 pagantes, um recorde que não foi batido até hoje.

“Foi exatamente o início de tudo. Lá atrás ele viu uma novidade de alavancar uma modalidade. Aquele jogo no Maracanã foi uma grande ousadia, de um visionário, empresário que tinha muita coragem. Ele ficou conhecido como Luciano do Vôlei”.

A ex-atacante se considera privilegiada o fato de conviver com o narrador. “Realmente é um orgulho ter tido marcada a história com a narração do Luciano do Valle”.

Para Ana Moser, todos os jogos que tiveram a narração do locutor da Band foram especiais. “Nas Olimpíadas, principalmente em Barcelona, que trabalhamos mais perto, também em Atlanta (96)”.



Atualmente, Ana Moser comanda o Instituto Esporte & Educação, ONG criada em 2001 que já atendeu 2,6 milhões de crianças e jovens em todo o Brasil, e é presidente da Atletas Pelo Brasil, uma iniciativa de esportistas para influenciar políticas públicas da área esportiva. 

A ex-jogadora de vôlei ficou satisfeita com a volta de Serginho à seleção brasileira. “É um atleta fora do normal, fora de série. Mais do que o desempenho dentro da quadra, ele é um líder”.

Ana Moser não tem dúvidas de que o Brasil tem plenas condições de conquistar medalhas olímpicas nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

“O Brasil nas últimas décadas, tanto o masculino quanto o feminino estiveram entre os primeiros de todos os campeonatos. O que se espera que se mantenha a geração, que não tenham grandes mudanças e que tenha essa constância de títulos”.

Para ela, não pode haver pressão pelo Brasil conquistar medalhas olímpicas. “É tudo uma questão do ambiente que se cria tamb&eac