gplus
   

Rio-2016 ainda tem obras não licitadas

29/01/2015 00:00

Confira Também

A segunda atualização da Matriz de Responsabilidades da Olimpíada, divulgada na última quarta-feira, indica que 25% dos projetos relacionados a infraestrutura para a organização dos Jogos de 2016 ainda não têm prazo definido para conclusão – a pouco mais de 500 dias para o início das competições. 

Mesmo assim, a APO (Autoridade Pública Olímpica) diz que houve avanços na preparação dos jogos. O documento relaciona 56 projetos associados exclusivamente à organização e realização do evento. Destes, 42 têm informações completas, que totalizam R$ 6,6 bilhões (75% do total). O valor é R$ 100 milhões superior ao da planilha anterior, apresentada em julho do ano passado. 

O general Fernando Azevedo Silva, presidente da APO, disse não estar preocupado com o número de obras que não foram licitadas, mas admitiu que o velódromo apresenta atraso no cronograma. “São coisas normais [as obras ainda não licitadas], que têm que acontecer mais tarde. Então, não vejo nenhuma preocupação nos 25%. Eu vejo como muito bons os outros 75%”, comentou.

As obras em três locais de competição dos Jogos ainda não têm orçamento nem cronograma previstos: parte do Estádio de Remo da Lagoa, as adequações do parque aquático Julio Delamare e as quadras de aquecimento do Maracanãzinho. 

Também não há definição sobre quem arcará com o custo de instalações complementares não esportivas e com arenas temporárias, como a quadra de vôlei de praia. O prefeito Eduardo Paes acredita que até o final do ano isso estará definido. 

“Você não precisa construir uma arena em Copacabana um ano antes. Você monta às vésperas dos Jogos. Ainda estamos definindo escopo de projeto, detalhando. Pode ser que um governo assuma alguma arena. Mas não tem pressa, a gente não precisa licitar agora”, disse. 

Deslocamento 

Durante o encontro, Paes afirmou que planeja se reunir com prefeitos da região metropolitana do Rio de Janeiro para discutir medidas a serem adotadas em comum entre os municípios. O principal objetivo é reduzir os deslocamentos da população durante os Jogos.

Veja mais em: BAND