gplus
   

Estudante cria roupa de Batman que proporciona mobilidade e proteção

18/04/2015 00:00

Confira Também

Jackson Gordon, de 21 anos, é, de dia, um estudante de desenho industrial na Universidade de Filadélfia. Porém, Gordon tem um outro lado, escuro e mais resistente e enigmático.

Pendurado em sua oficina, Gordon tem uma roupa completa de blindagem, com capa e capuz preto fosco e construído para parar uma faca. Gordon tem um superego: o próprio Batman.

Você pode esperar que sua história de origem seja envolta por mistério, mas falando a CNN Gordon é rápido para explicar como a transformação ocorreu.

Gordon diz que sua vocação veio cinco anos atrás, quando começou a experimentar como cosplay.

“Eu tinha feito uma versão da roupa do Batman de Christopher Nolan de ‘Dark Knight Trilogy’ e eu realmente gostei disso", diz Gordon.

Mas faltava funcionalidade para o projeto. "Eu estava frustrado cada vez que eu usava", explica Gordon. "Era realmente limitada minha mobilidade e eu não gosto disso."


Construindo a roupa do Batman


Em setembro 2014, decidiu "fazer um outro que não iria inibir minha mobilidade e que, na verdade, proporcionaria proteção e pareceria mais com a roupa real do Batman."

A roupa do Batman tinha que ser forte e resistente o suficiente para suportar uma facada, o impacto de um soco ou um taco de beisebol, mas articular o suficiente para torná-la prática. Para conseguir esse equilíbrio, precisou de materiais caros.

Gordon colocou seu projeto em um site no qual pessoas podem apoiar projetos por meio de dinheiro. “Realmente não achava que ninguém iria financiá-la ou até mesmo se interessar por ela". Ele levantou U$ 1255,00 em seis dias. "Foi um pouco surpreendente”, afirma.

Escrevendo a sua lista de compras, era importante que "em todos os lugares tivesse algum tipo de proteção”. Abstendo-se de materiais convencionais, Gordon optou por uma forma de espuma que dissipa o impacto dos golpes. Depois de muita experimentação, Gordon diz que pode levar até um tiro.

A máscara foi mais difícil, sendo quase impossível para elaborar a partir dos mesmos materiais, dentro dos limites de sua oficina. Portanto, Gordon levou um molde de sua cabeça, trabalhando em cima de diferentes argilas de escultura e plásticos macios para obtê-lo em uma forma reconhecível do Batman.

Projeto foi financiado por 17 apoiadores em um site
Reprodução Facebook
 

A expansão da franquia

Legendary, a empresa de produção por trás dos filmes da trilogia Batman de Nolan, tomou conhecimento de projeto de Nolan e lhe deu seu selo de aprovação.

A roupa do Batman apareceu em convenções. "As pessoas adoram a teatralidade dele", diz o designer.

O produto teve repercussão. Gordon já começou a fabricá-lo para o público. Com coletes totalmente ajustáveis, esta à venda em seu site.

As jaquetas têm recebido atenção especial. Gordon recebeu facilmente mais de 50 pedidos de pessoas, e não apenas da comunidade cosplay. "Eles vão desde o uso recreativo para artistas marciais, mas também de pilotos de motocicleta que querem equipamentos de proteção e preferem a aparência e funcionalidade desta roupa."

Talvez por causa de sua versatilidade e por conta de questões de direitos autorais, aquelas que