gplus
   

Demora está entre principais queixas sobre planos de saúde

25/10/2016 00:00

Confira Também

As reclamações sobre demora estão em quarto lugar em uma lista das principais queixas de clientes de planos registradas na Agência Nacional de Saúde (ANS). Apesar disso, as operadoras têm uma proposta para aumentar os prazos hoje determinados pela ANS. 


Atualmente, as empresas têm o prazo máximo de sete dias úteis para marcar consultas básicas; com especialistas, 14 dias; para cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que não são de emergência, 21. O diretor da associação que representa as operadoras, Pedro Ramos propõe que esses prazos sejam ampliados para 20, 30 e 90 dias, respectivamente.

Para o advogado especializado em direito à saúde Rodrigo Araújo, as empresas demoram para marcar consultas porque têm poucos médicos credenciados.

A professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em políticas públicas de saúde Lígia Bahia, acredita que ampliar os prazos para consultas sobrecarregaria ainda mais os prontos-socorros.

A ANS afirma que a definição dos prazos máximos foi feita após consulta ao setor e a alteração não está nos planos atualmente.


Leia também:

Reclamações contra sites aumentam no Brasil


Você viu?
Pesquisa revela que 34% das pessoas desistiram do plano de saúde

Veja mais em: BAND