gplus
   

Partido dinamarquês distribui spray anti-imigrantes

28/09/2016 00:00

Confira Também

O partido de extrema-direita dinamarquês Danskernes Parti distribuiu cerca de 150 frascos de um spray "anti-imigrantes" para "proteger" os cidadãos contra possíveis ataques por parte de estrangeiros.

Segundo a rede de televisão CNN, o produto foi entregue no sábado passado nas ruas de Haderslev, cidade portuária situada no sul da Dinamarca. O frasco contém um líquido cosmético para cabelo, parecido com laquê.

A cidade de Haderslevand foi escolhida para essa ação do partido - fundado em 2011 a partir de uma dissidência de uma legenda neonazista - por ter registrado uma série de assédios de imigrantes a mulheres.

Spray de pimenta é ilegal


O líder do Danskernes Parti, Daniel Carlsen, defendeu a medida: "Não consigo imaginar como isso possa ser considerado racista. O spray de pimenta é ilegal [na Dinamarca], então encontramos uma maneira para os dinamarqueses, especialmente as mulheres, se protegerem", disse.

Segundo Carlsen, essa não é a situação "ideal", já que o objetivo da legenda é repatriar os imigrantes que chegam ao país. "Enquanto isso, queremos fornecer soluções para tornar melhor e mais segura a vida do povo dinamarquês", acrescentou.

Xenofobia

A campanha do partido dinamarquês está sendo criticada em todo o mundo e apontada como um exemplo de xenofobia com o qual a Europa não quer ser associada.

Em comunicado à CNN, a advogada Izza Leghtas, que trabalha na ONG Refugees International, condenou a campanha e a classificou como um "apavorante ato de hostilidade e xenofobia" e um exemplo de preconceito contra pessoas que buscam, na Europa, proteção e respeito.

Ainda assim, algumas pessoas ouvidas pela imprensa elogiaram o partido, razão pela qual o Danskernes Parti vai distribuir um novo lote do spray nos próximos dias.

Você viu?
Mulher negra encara passeata nazista na Suécia
Tess encara o líder da marcha neonazista

 

Veja mais em: BAND