gplus
   

SP: em carta, advogados cobram medidas de segurança em fórum

30/08/2016 00:00

Confira Também

Associações de advogados se uniram, por meio de uma carta, para cobrar medidas de segurança no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. Nessa segunda-feira (29), mais um caso de suicídio ocorreu no local: um homem pulou do prédio com uma criança de quatro anos, segundo a PM (Polícia Militar).

Segundo a advogada Luciana Slosbergas, do grupo Trabalhistas em Movimento, diversas reuniões já foram feitas com a presidente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) 2ª Região, Silvia Regina Pondé, com o pedido de colocar redes de seguranças ou grades contenção nos vãos livres do prédio. 

"No lugar das redes, colocaram tapumes, mas qualquer pessoa pode retirar com facilidade (...) Essa medida não é suficiente", explicou. "Antes, alegavam que era por motivos de estética do prédio, mas o próprio arquiteto disse que essa tese já foi derrubada e que ele concordou em colocar as redes". 

Ainda de acordo com Luciana, o Tribunal diz também que é falta de dinheiro. "Nós já dissemos que eles poderiam contar com nosso auxílio. Existem várias formas de resolver isso juntamente com a advocacia. Basta querer". 

Carta de urgência

Pensando nisso, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e outras entidades escreveram uma carta, “com urgência”, cobrando esclarecimentos da presidente do Tribunal, que prometeu realizar a instalação de redes de proteção no local.  

"Estamos preocupados com essa questão de segurança. Não só com os advogados do fórum, mas também com funcionários e as pessoas que transitam. O local vem sendo palco de vários suicídios, que tem o mesmo perfil”, explicou Luciana.

Outra forma, para a advogada, é fazer um controle das pessoas que estão entrando no prédio. “Não basta colocar só um detector de metal. É preciso saber o que a pessoa está fazendo no local, se está indo ver audiência, acompanhar um processo etc”. 

Entenda o caso

Nessa segunda-feira (29), a PM (Polícia Militar) confirmou a morte de um adulto e uma criança que teriam pulado do 17º prédio do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa da Barra Funda, na Avenida Marquês de São Vicente, na zona Oeste de São Paulo, por volta das 11 horas.

Em março deste ano, um homem também se jogou do 16º andar, com uma carta de despedida. 

O expediente, as audiências e os prazos processuais (exceto quanto ao Processo Judicial Eletrônico) no fórum foram suspensos ontem e mantidos nesta terça-feira (30).

Procurada pelo Portal da Band, a assessoria de imprensa do fórum não respondeu até o fechamento desta matéria.  

Veja também:

Corpo é achado em Fórum Trabalhista

Veja mais em: BAND