gplus
   

Voluntários vendem macarrão para ajudar vítimas de terremoto

28/08/2016 00:00

Confira Também

Milhares de italianos fizeram longas filas na praça San Carlo, na cidade de Turim, para comer a tradicional "pasta à amatriciana" e ajudar as pessoas afetadas pelo forte terremoto que atingiu a região central da Itália na última quarta-feira.

A ação foi criada pela Defesa Civil para arrecadar fundos para as cidades que sofreram com o sismo e não havia valor determinado pelo prato. Cada pessoa decidia o quanto pagar pelo macarrão - que foi servido em duas versões: a tradicional, com guanciale (um tipo de bacon), queijo pecorino e molho - ou uma vegana - sem a carne do porco.

A "pasta à amatriciana" surgiu na cidade de Amatrice, um das mais atingidas pelo tremor e que conta, até o momento, com 229 mortos na tragédia.

"Essa foi uma atitude verdadeiramente bonita. Acredito que a solidariedade faz parte da história da nossa cidade", disse a prefeita local, Chiara Appendino. Já um dos representantes da Defesa Civil, afirmou que a ideia surgiu "porque queríamos ajudar de alguma maneira".

Parte dos cerca de 80 voluntários do grupo que cozinhou a massa é o mesmo que, em 2009, fez uma ação parecida para ajudar os atingidos pelo terremoto de Áquila, que deixou 309 mortos. Ao todo, foram servido mais de 3 mil pratos de macarrão, totalizando 780 quilos de massa, 80 quilos de guanciale e 80 quilos de cebola.

Leia também:
Amatrice registra novo tremor neste domingo



Veja fotos do terremoto: 

Onde ficam as cidades atingidas pelo sismo:

Veja mais em: BAND