gplus
   

Dilma programa 'treinamento' no fim de semana

25/08/2016 00:00

Confira Também

A presidente afastada Dilma Rousseff deverá fazer uma rodada de "treinamento" com perguntas e respostas com os senadores aliados da petista no fim de semana. Dilma vai comparecer pessoalmente ao Senado para fazer a sua defesa na próxima segunda-feira (29) no julgamento do processo de impeachment a que responde na Congresso.

A data do "treinamento" e o local não foram definidos, mas a intenção de senadores que apoiam a presidente afastada é explorar ao máximo os questionamentos a que ela poderá ser alvo durante o processo. A expectativa inicial era de que isso fosse ocorrer ao longo desta semana, mas não prosperou. Ainda há, apesar de remota entre os aliados, uma esperança que a participação de Dilma no julgamento possa reverter votos e impedir a condenação e, consequentemente, o afastamento definitivo da petista.

A presidente afastada será condenada se ao menos 54 dos 81 senadores votarem a favor do impeachment, em julgamento comandado pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski.

Testemunhas

A estratégia discutida por aliados de Dilma é fazer, durante o máximo de tempo que for possível, questionamentos às testemunhas de defesa e de acusação nesta quinta e sexta-feira, 25 e 26. Há, porém, aqueles que defendem que o cronograma não se estenda até domingo para evitar que o senadores cheguem cansados na sessão de segunda-feira, quando ocorre a fala da presidente afastada.

Essa ação difere do que pretende a base do presidente em exercício Michel Temer, que tentará abreviar as perguntas direcionadas às testemunhas - serão questionadas somente as de acusação e nem todos os senadores irão perguntar.

Leia mais

PT rejeita proposta de Dilma sobre plebiscito

Corrente articula Lula no comando do PT

Dilma: vou ao Senado porque acredito na democracia

Assista: Boechat critica relação de ministros brasileiros com políticos

Veja mais em: BAND