gplus
   

Terremoto na Itália deixa ao menos 120 mortos

24/08/2016 00:00

Confira Também

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, afirmou que o terremoto de 6,2 graus que atingiu a zona central do país nesta madrugada "deixou ao menos 120 mortos". As informações são da Agência Ansa.


"Os feridos foram levados para fora de Amatrice e Accumoli em helicópteros e ambulâncias. Foram 368 somente nesta manhã", informou Renzi. "Há alguns problemas para o reconhecimento dos corpos, mas estamos trabalhando nisso".


Leia mais: papa expressa 'grande dor' por terremoto na Itália


Renzi fez a declaração em Rieti, uma das províncias mais afetadas pelo abalo sísmico, onde o premier também destacou que será preciso um "longo período de gestão" para lidar com a emergência provocada pelo terremoto. "A emergência demandará um longo período de gestão. Deveremos estar todos à altura deste desafio", disse.

Tremor

O terremoto na Itália foi registrado às 3h36 (hora local), com epicentro a dois quilômetros da cidade de Accumoli, situada a 145 quilômetros de Roma, onde o sismo também foi sentido. Segundo os primeiros relatos, as cidades italianas mais atingidas foram Amatrice, Accumoli e Norcia.

Veja a localização das cidades afetadas: 


Seu hipocentro - ponto onde se origina um terremoto - ocorreu a apenas 4 quilômetros de profundidade. Às 4h32, duas réplicas foram percebidas, uma nas proximidades de Norcia, na região da Úmbria, e outra em Castelsantangelo sul Nera, em Marcas. Nestes casos, o hipocentro foi a 8 e 9 quilômetros de profundidade, respectivamente.

Nas horas seguintes, mais de 50 réplicas com magnitudes superiores a dois graus foram registradas.

Em Accumoli, a principal via de acesso está obstruída em diversos pontos por rochas derrubadas pelo sismo. É possível ver em vários locais construções destruídas e carros cobertos por poeira e escombros. Algumas pessoas passaram a madrugada de pijamas na rua. 


Cenário é de destruição nas regiões atingidas pelo tremor; veja imagens:

Leia também:

Brasileira relata desespero para fugir de terremoto 

 

Veja mais em: BAND