gplus
   

DF: candidata a bombeira tem que provar virgindade

28/07/2016 00:00

Confira Também

As mulheres que quiserem participar do concurso para o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, marcado para outubro deste ano, têm de comprovar que não tiveram o hímen rompido - ou então devem apresentar um Papanicolau, exame ginecológico feito para prevenção de doenças com o HPV e câncer do colo de útero.

Para candidatos masculinos não há nenhuma exigência do gênero, nem mesmo um pedido de exame para doenças sexualmente transmissíveis.

A requisição do “teste de virgindade” para as mulheres que participarão do concurso causou polêmica, mas em nota divulgada nesta quinta-feira (28) a corporação afirmou que a exigência não desrespeita as candidatas, já uma  possível alteração no exame não é obrigatoriamente eliminatória e os resultados serão mantidos em sigilo.

Para a diretora da Associação dos Advogados de São Paulo, Viviane Girardi, que foi ouvida pela Rádio Bandeirantes, a exigência é abusiva.

"A exigência de exame Papanicolau ou comprovação de virgindade para o concurso do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal é discriminatória e fere a privacidade da mulher",  afirmou a advogada.

Leia mais:
Lei garante mulheres em plantões da Polícia Civil no RJ
Idosas aprendem a se defender de estupro

Veja mais em: BAND