gplus
   

Carros com perda total são leiloados ilegalmente

27/07/2016 00:00

Confira Também

Executivos de pelo menos oito seguradoras são investigados por adulterar laudos e leiloar ilegalmente carros que tiveram perda total no Estado de São Paulo. Segundo a polícia, os veículos eram comprados por criminosos para "esquentar" veículos roubados.

Em Caçapava, cidade no Vale do Paraíba, interior paulista, mais de cem pessoas participavam de leilões de carros usados quando a Polícia Civil chegou para cumprir ordens de busca em uma empresa.

No local, os investigadores encontraram centenas de sucatas sendo vendidas como carros ainda recuperáveis. Os veículos foram classificados como perda total, mas eram leiloados como se tivessem sofrido danos médios ou leves.

Os carros deveriam ter baixa no Detran como perda total, o que os tiraria de circulação efetivamente.

Assista à reportagem do Jornal da Band:


Segundo as investigações, porém, algumas seguradoras faziam justamente o contrário: não davam baixa e leiloavam os veículos, fomentando o roubo de carros no país, já que criminosos usam o documento para "esquentar" automóveis roubados que continuam circulando pelas ruas sem chamar atenção.

Cerca de 500 automóveis foram apreendidos nesta quarta-feira (27), em nove endereços no Estado de São Paulo - vinte e oito veículos foram levados à sede do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) para perícia. Ao todo, 170 policiais e promotores de Justiça participaram da operação.

Os executivos de pelo menos oito seguradoras de veículos  devem ser ouvidos pela polícia nos próximos dias.

Veja também:
Zona Leste de SP tem ruas campeãs em carros roubados

Veja mais em: BAND