gplus
   

Ataque em Munique deve alterar segurança na Oktoberfest

25/07/2016 00:00

Confira Também

O atentado em um shopping de Munique na última sexta-feira (22) deve provocar mudanças no esquema de segurança de um dos principais eventos da cidade, a Oktoberfest.

O tradicional festival de cerveja da capital da Baviera reunirá milhares de alemães e estrangeiros entre os dias 17 de setembro e 3 de outubro, o que pode torná-lo um potencial alvo para terroristas. Por isso, o prefeito de Munique, Dieter Reiter, quer vetar a entrada de bolsas e mochilas na festa. "Acredito que as pessoas compreenderão, depois daquilo que aconteceu", declarou ele nesta segunda-feira. 

Ali Sonboly, autor dos disparos de sexta passada na cidade, que mataram nove pessoas, carregava uma mochila para guardar munição. Essa foi a mesma tática empregada pelo sírio Mohammed Delel, que se explodiu no último domingo (24) no município de Ansbach, ferindo 15 indivíduos.

Leia também: Quem era Ali Sonboly, o jovem atirador de Munique

Prisão

A polícia alemã deteve para interrogatório um jovem afegão de 16 anos que teria conhecimento sobre os planos de Sonboly. Os dois haviam se conhecido um ano antes, em um hospital psiquiátrico.

Mensagens trocadas entre eles via WhatsApp indicam que o adolescente encontrou o terrorista no lugar do massacre e sabia que ele estava armado. O jovem já foi liberado, mas segue sob investigação por suspeita de cumplicidade.

Tanto ele quanto Sonboly eram viciados em jogos eletrônicos violentos, como "Counter-Strike", e chegaram a ser tratados para se livrar da compulsão.

Em fotos, um dia de caos e morte em Munique:

Você viu?
Munique: EUA oferecem ajuda para apurar ataque
Papa lembra vítimas de ataques em Munique e Cabul

Veja mais em: BAND