gplus
   

UE: líderes divulgam diretrizes para divórcio de Londres

30/06/2016 00:00

Confira Também

Os 27 líderes da União Europeia, reunidos em Bruxelas, na Bélgica, divulgam as diretrizes para o divórcio de Londres, em particular a respeito do acesso ao mercado único. Foi o primeiro encontro em mais de 40 anos sem o Reino Unido.

Outros assuntos a respeito do futuro da União Europeia foram adiados para a próxima cúpula, em setembro, em Bratislava, capital da Eslováquia, país que assume a presidência rotativa do bloco.

Cinco dias após o plebiscito, os europeus alertaram que o Reino Unido não poderá conservar, sem contrapartidas, as vantagens do mercado único.

Os europeus não vão tolerar “nenhuma exceção” a essa regra, martelou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker. 

O premiê britânico, David Cameron, declarou que a responsabilidade de iniciar o processo oficial de saída do Reino Unido será do sucessor, que deve ser escolhido no dia 9 de setembro.

O Partido Conservador iniciou a campanha para encontrar um substituto para Cameron.

O principal embate deve ser entre o ex-prefeito de Londres Boris Johnson, que liderou a campanha do Brexit, contra a ministra do Interior Theresa May, eurocética que defendeu a permanência no bloco europeu.

Leia mais

Após o Brexit, é possível salvar o projeto da UE?

Mais de 3 milhões de britânicos pedem nova votação

'Ainda estou viva', ironiza Elizabeth sobre Brexit
rainha

Veja mais em: BAND