gplus
   

União Europeia realiza primeira reunião sem Reino Unido

29/06/2016 00:00

Confira Também

A União Europeia (UE) realizou nesta quarta-feira sua primeira reunião sem a presença do Reino Unido, que decidiu na semana passada sair do bloco. O clima entre os líderes europeus era de preocupação com o futuro, mas a maioria pediu união na tomada de decisões e pediu rapidez para concluir essa fase de desligamento.

"O Reino Unido tomou uma decisão e hoje não senta mais na mesa que sentava ontem à noite", disse o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, ao chegar para o segundo dia de encontros com chefes de Estado e de Governo da UE. Na segunda-feira, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, participou do meeting.

A intenção dos líderes é articular o bloco até que o Reino Unido peça a ativação do artigo 50 do Tratado de Lisboa, que regula o desligamento de um país-membro. Os líderes tentam analisar quais as prioridades para o momento, assim como a manutenção do foco no projeto unionista no continente. O tema deverá ser novamente discutido em setembro, em um encontro em Bratislava, na Eslováquia.

Período de incertezas

Em um esboço de declaração conjunta, os 27 países disseram estar prontos para "enfrentar qualquer dificuldade ocasionada pela situação atual" e ressaltaram a necessidade de "agir para responder aos cidadãos nos termos de segurança, prosperidade e perspectiva de um futuro melhor".

O documento também pede que os líderes evitem prolongar esse período de incertezas. A UE espera que o governo britânico envie formalmente o pedido de desligamento do bloco, baseado no Tratado de Lisboa. A partir daí, serão iniciados os trâmites burocráticos para a saída total do país.

Bem estar

A chanceler alemã, Angela Merkel, garantiu que a UE já tem uma estratégia para manter o nível de crescimento e de emprego em todo o bloco, a fim de espantar o medo de que a saída do Reino Unido coloque em risco a economia da região. "Todos estão empenhados em promover o crescimento e os empregos. Devemos criar empregos, criar crescimento, criar competitividade para o bem-estar dos cidadãos europeus", comentou Merkel, uma das principais defensoras da manutenção do bloco.

Croissants

Repórteres britânicos que faziam a cobertura do Conselho Europeu ofereceram croissant e pediram desculpas pelo "inconveniente" causado pelo referendo. "Aceitem esses croissants. Desculpem por termos danificado vocês e seus países", disse um jornalista inglês a colegas europeus.

Veja mais em: BAND