gplus
   

David Cameron: saída da UE não será iniciada agora

27/06/2016 00:00

Confira Também

O primeiro-ministro David Cameron afirmou nesta segunda-feira (27) que a saída do Reino Unido da União Europeia não será iniciada agora, apesar dos apelos do bloco para que esse processo seja acelerado. O político, que vai renunciar ao cargo em outubro e hoje fez o primeiro pronunciamento no Parlamento depois do referendo – também condenou ataques preconceituosos e racistas contra os britânicos desde a votação.

Cameron aproveitou ainda para garantiu que o Reino Unido não vai acionar instantaneamente o Artigo 5º da Constituição Europeia, que permite a saída de um membro do bloco. “Antes, precisamos definir como será nossa relação com a União Europeia. E isso deve ser definido pelo novo primeiro-ministro e pelo novo governo”, explicou.

O premier também ressaltou que, apesar de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte estarem deixando a UE, não se pode “dar as costas para a Europa e para o resto do mundo”. 

Mais cedo, uma porta-voz de Cameron informou que foi criado um grupo de funcionários públicos que terá como foco a preparação de recomendações para a saída do Reino Unido da União Europeia. 

Leia também:

Mais de 3 milhões pedem novo referendo

Premier da Escócia ameaça vetar o 'Brexit'

Veja mais em: BAND