gplus
   

Ministro da Transparência criticou Lava Jato em conversa gravada

30/05/2016 00:00

Confira Também

O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle do governo Temer, Fabiano Silveira, criticou a operação Lava Jato em uma reunião, gravada pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, com a presença de ambos e do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O trecho dessa conversa foi divulgado pelo programa Fantástico, da TV Globo.

Machado, cujas gravações de caciques do PMDB realizadas no âmbito de um acordo de delação premiada com a Lava Jato já resultaram na queda do ex-ministro do Planejamento, senador Romero Jucá (PMDB-RR), também por criticar a Lava Jato, gravou a conversa com Silveira e Renan na casa do presidente do Senado, em fevereiro. O atual ministro da Transparência à época era conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Na gravação, o atual ministro faz críticas à condução da Lava Jato pela procuradoria e dá conselhos a investigados na operação, segundo Machado, que é um dos alvos da operação ao lado de Renan. O ex-presidente da Transpetro disse, nas tratativas do acordo de delação premiada, que ele e os presentes trocaram "reclamações gerais sobre a Justiça e sobre a Java Jato" no encontro, segundo o Fantástico.

O ministério da Transparência, Fiscalização e Controle foi criado pelo presidente interino Michel Temer no lugar da antiga CGU (Controladoria-Geral da União), após assumir o governo no lugar da presidente afastada Dilma Rousseff. A pasta é encarregada de combater a corrupção no governo federal.

Procurado pela TV Globo, Silveira não quis dar entrevista, mas disse, por meio de nota, que não tem e nem nunca teve qualquer relação com Machado e esteve “involuntariamente” em uma conversa informal, e jamais intercedeu junto a instituições públicas em favor de terceiros.

A defesa do ex-presidente da Transpetro disse à TV Globo que não pode se manifestar por causa do sigilo da delação premiada, e o presidente do senado, Renan Calheiros, não respondeu aos contatos da reportagem.

Leia também:
Gilmar procurou Temer após ‘preocupação’ com Jucá
Congresso chegou ao fundo do poço', diz ministro da Defesa

Você viu?
Crianças narram a crise migratória através de desenhoscrianca refugiado desenho drawfugees 

Veja mais em: BAND