gplus
   

EUA: 46% dos votos de Trump são para impedir Hillary

06/05/2016 00:00

Confira Também

A eleição presidencial dos Estados Unidos corre o risco de se tornar uma das maiores disputas de impopularidade do mundo.

 

Quase metade dos norte-americanos que apoiam a democrata Hillary Clinton ou o republicano Donald Trump para a Casa Branca disse querer acima de tudo impedir que o outro lado vença, de acordo com a pesquisa Reuters/Ipsos divulgada na quinta-feira.


Os resultados refletem uma divisão ideológica profunda nos EUA, onde as pessoas temem cada vez mais o partido opositor – um sentimento agravado pela provável disputa entre o bilionário do setor imobiliário e a ex-primeira-dama, disse Larry Sabato, diretor do Centro de Políticas da Universidade da Virgínia.


"Este fenômeno é chamado de partidarismo negativo", disse Sabato. "Se estivéssemos tentando maximizar o efeito, não poderíamos ter encontrado indicados melhores que Trump e Hillary".


Trump conquistou ao mesmo tempo apoiadores entusiasmados e detratores violentos por sua fala grosseira e suas propostas linha-dura, que vão da renegociação de acordos comerciais internacionais à construção de um muro na fronteira dos EUA com o México e a uma proibição temporária à entrada de muçulmanos nos EUA.


O apelo da ex-secretária de Estado junto aos eleitores que querem a continuação das políticas do presidente norte-americano, Barack Obama, lhe rendeu uma dianteira decisiva na corrida pela indicação de seu partido, mas perde força entre os que estão desiludidos com o que veem como falta de progressos durante os dois mandatos de Obama.


A pesquisa indagou os possíveis eleitores a respeito da principal motivação que os levaria a apoiar Trump ou Hillary na eleição presidencial de 8 de novembro.


Cerca de 47% dos apoiadores de Trump disseram que votarão nele principalmente porque não querem que Hillary vença. Outros 43% deram como razão principal de sua motivação seu apreço pelas posições políticas do magnata, e 6% afirmaram que ele os agrada como pessoa.


Respostas semelhantes prevaleceram entre os eleitores de Hillary. Aproximadamente 46% disseram que votariam nela principalmente porque não querem Trump na Presidência, 40% afirmaram concordar com suas plataformas políticas e 11% disseram que ela os agrada pessoalmente.

A pesquisa feita entre 29 de abril e 5 de maio entrevistou 469 eleitores em potencial de Trump e 599 eleitores em potencial de Hillary, e tem uma margem de erro de 5 pontos percentuais.

Você viu?
Pesquisadores descobrem mapa de linguagem


iPhone é aparelho mais influente da história