gplus
   

Mulher negra encara passeata nazista na Suécia

04/05/2016 00:00

Confira Também

Imagens de uma mulher de ascendência africana encarando militantes neonazistas durante uma passeata realizada em Borlänge, Suécia, no domingo, está causando comoção pelo mundo afora.

O gesto de enfrentamento tem ganhado apoio de celebridades e levantado a discussão sobre a liberdade de manifestação de grupos extremistas.

A mulher é Tess Asplund, 42 anos. Ela encarou, com o punho cerrado, o líder do Movimento de Resistência Nórdico (MRN), que marchava pela cidade sueca acompanhado por cerca de 300 neonazistas. O registro foi feito pelo fotógrafo David Lagerlöf, um conhecido militante antirracista.

Tradicionalmente aberta a refugiados - cerca de 160 mil estrangeiros conquistaram asilo no país em 2015 - a Suécia tem lidado com aumento da xenofobia nos últimos meses ao mesmo tempo em que aumenta o controle de fronteiras.

"Paz e tranquilidade"

"Foi um impulso. Eu estava muito irritada. Eu pensei: não, eles não podem marchar aqui", contou Tess ao jornal britânico The Guardian. Ela definiu os neonazistas como pessoas "furiosas e loucas". "Talvez eu não deveria ter feito isso. Eu quero paz e tranquilidade", ponderou.

O gesto de Tess imita o de Nelson Mandela (1918-2013), ex-presidente da África do Sul e militante pelo fim da política de segregação racial em seu país.

Confira a cena:


A escritora J.K. Rowling foi uma das personalidades que apoiou a coragem de Tess. "Você é magnífica", postou, no Twitter, a criadora de Harry Potter.

Veja mais em: BAND