gplus
   

Marca italiana faz protótipo de macarrão impresso em 3D

03/05/2016 00:00

Confira Também

Já pensou em imprimir seu próprio macarrão? A ideia, que para muitos parece absurda, já não se trata de um sonho, graças à avançada tecnologia das impressoras 3D.

É o que informa um projeto revolucionário da companhia italiana Barilla que será apresentado na próxima terça-feira (10) no Cibus, Salão Internacional de Alimentação que acontecerá em Parma de 9 a 12 de maio.

De acordo com um comunicado da empresa, a impressão 3D de massas é um projeto do grupo há cerca de quatro anos que nasceu em colaboração com a Organização Holandesa para a Pesquisa Científica Aplicada (TNO).

Em 2015, foi feito o primeiro protótipo com tecnologia de impressoras 3D para produzir macarrão fresco em apenas dois minutos, usando uma pasta preparada apenas com trigo grano duro e água.

Graças a essa inovação, será possível produzir formatos únicos, como formas geométricas e objetos, que não são conseguidos com as tecnologias tradicionais utilizadas na preparação da massa, afirma a nota.

Já no fim de 2014, o concurso de design "PrintEat! Your New Idea of Pasta", lançado na plataforma internacional "Thingarage", permitiu que novos formatos de macarrão fossem criadas e impressas em 3D. Dos mais de 200 projetos apresentados, foram escolhidos três vencedores por um júri especializado: "Rose" ("Rosas"), "Luna" ("Lua") e "Vortipa" ("Vórtice").

Preparar esse macarrão é bem fácil "basta abastecer os cartuchos com a pasta na máquina, tudo dura poucos minutos", explica o gerente do Innovation Pasta, Ready Meals and Smart Food, Fabrizio Cassotta.

Além disso, a Barilla também está comparando as possíveis aplicações desta inovação. Além do uso doméstico, está se pensando em colocar a ideia em prática em restaurantes, onde se poderá pedir pratos de macarrão sob demanda.

Imprimir a massa também pode ser uma ajuda válida para os cozinheiros. De acordo com o chefe da Barilla Marcello Zaccaria, "a massa 3D, além de ser um macarrão de ótima qualidade, de rápido cozimento e ao mesmo tempo 'al dente', também pode criar pratos gourmet".

Você viu?
Impressora 3D cria orelha e mandíbula

orelha

Veja mais em: BAND