gplus
   

Lula está empenhado em forçar eleições antecipadas

03/05/2016 00:00

Confira Também

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma das figuras mais empenhadas em forçar a antecipação da eleição presidencial. Por isso, ele pressiona a presidente Dilma a propor uma emenda constitucional nesse sentido, renunciando logo em seguida. Nesta próxima sexta-feira (9), de preferência. 

Lula já disse a senadores aliados que nem precisa esperar que Michel Temer também renuncie, porque acha que ele não vai “aguentar a pressão”. O petista promete colocar seus partidários nas ruas, “incendiando o país” e apostando que o atual vice de Dilma “ficará com medo e renunciará”. 

Manifestações nas ruas, para Lula, também serão úteis para intimidar e forçar o Congresso a aprovar a antecipação da eleição para este ano. Um pleito em 2016 pode ser a última chance de o ex-presidente, investigado na Lava Jato, concorrer a algo: em 2018 ele corre o risco de estar preso ou ter se tornado inelegível.

Na última segunda-feira, a Justiça de São Paulo enviou ao juiz federal Sérgio Moro o pedido de prisão preventiva do ex-presidente. Também foi encaminhada denúncia contra o petista por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.        

O caso envolve as investigações sobre o tríplex no Guarujá, no litoral sul de São Paulo, apontado como sendo do ex-presidente – ele nega. O imóvel foi reformado pela construtora OAS, uma das investigadas na Lava Jato.

Veja os caminhos que levaram a Lava Jato até o ex-presidente Lula

lulaDivulgação

Entenda a Operação Lava Jato:

Veja mais em: BAND