gplus
   

FHC: Dilma e Lula estão destruindo suas histórias

30/04/2016 00:00

Confira Também

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso declarou, em entrevista ao programa Canal Livre, que Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva estão “enterrando” suas histórias no atual cenário político do Brasil. 

No caso do ex-presidente Lula, o que agravou mais sua situação foi a nomeação para ministro-chefe da Casa Civil. “Para que ser ministro outra vez? Acho que, quem foi presidente uma vez, deve respeitar o que fez, não ficar atropelando as coisas e tentando salvar algo; deixem que os outros salvem”, pontuou.  

Para FHC, Lula tem uma história importante como o primeiro operário a ser presidente da República. “Ele fez uma porção de coisas, mas a impressão que tenho agora é que ele perdeu rumo; diz coisas incompatíveis com o passado dele.” 

Sobre a Dilma, a opinião não é diferente. “Ela, mais depressa do que Lula, estragou a história dela mostrando que não tem condições de governar.” 

PSDB e PT 


No programa, FHC também comentou a relação amarga entre os partidos PSDB e PT. Em suas palavras, os atritos tiveram início logo no final de seu governo, que antecedeu a gestão Lula. 

“Naquela ocasião, eu tinha preparado uma transição, uma travessia [entre governos] civilizada. Eu esperava que, em seguida, o PT tivesse uma atitude recíproca; no começo até foi assim, mas depois sobrou essa ‘herança maldita’ por pura questão eleitoreira. Para você ter uma ideia, eu nunca fui convidado para o palácio do Lula, nem para tomar um café.” 

Governo Temer 


Sobre um possível governo de Michel Temer, no caso de impeachment de Dilma, FHC declarou que o novo presidente precisa mostrar a cara de seu governo, ter agenda e ter rumo. Em sua opinião, foi exatamente isso que Dilma não fez. “Em um sistema presidencialista, o Congresso não faz agenda, é o Executivo. Quando o Congresso percebe que o presidente está perdido, ele começa a tomar conta do espaço paralisando tudo, não votando mais nada.” 

Em um governo sem recursos, com uma sociedade que não quer mais pagar impostos, Temer terá grandes desafios. “Ele precisa, mais do que tudo, atrair para si confiança para conseguir capital. Todo setor de infraestrutura do Brasil está necessitado de capital, e esse capital está sobrando no mundo, só que não vem para cá justamente porque não existe essa confiança”, observou. 

O Canal Livre com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso vai ao ar neste domingo (1º), à meia noite, na Band

Leia também:
FHC nega remessas ilegais para Mirian Dutra
FHC e Aécio se reúnem e discutem governo Temer
FHC: PSDB deve estar em eventual governo Temer

Você viu essas notícias?