gplus
   

Manifestantes invadem Congresso do Iraque

30/04/2016 00:00

Confira Também

Centenas de manifestantes simpáticos ao líder xiita iraquiano Moqtada al Sadr invadiram neste sábado (30) a chamada Zona Verde, área do centro de Bagdá onde ficam diversos edifícios públicos, e entraram no Parlamento do país gritando palavras de ordem contra a não aprovação de reformas apresentadas pelo primeiro-ministro do país, Haider al Abadi.

O ato havia sido convocado pelo próprio Sadr para cobrar do Congresso uma política mais firme de combate à corrupção. O grupo acusa o Parlamento de obstruir uma ampla troca de ministros por técnicos anunciada por Abadi, também ele xiita.

"Todos os ministros devem ser mudados, espero que a nação comece uma revolução contra a corrupção", afirmou Sadr, que é uma das principais personalidades políticas do Iraque, embora não tenha cargos no governo.

Por conta da invasão, foi declarado estado de emergência em Bagdá, que durante a manhã já havia sido palco de um atentado reivindicado pelo grupo jihadista sunita Estado Islâmico (EI). O ataque foi efetuado com um caminhão-bomba na zona sudeste da cidade e deixou pelo menos 21 mortos.

Veja também:

Caminhão explode e deixa 60 mortos no Iraque

Veja mais em: BAND