gplus
   

Marinha realiza exames de câncer de mama na região da Amazônia

28/04/2016 00:00

Confira Também

Uma missão da Marinha ganhou reforço para a prevenção do câncer de mama entre as mulheres na Amazônia. Um navio percorre os rios da região com um mamógrafo para fazer os exames.

O mamógrafo foi doado por uma ONG de São Paulo que em sete anos já ajudou mais de 420 mil mulheres de baixa renda a terem acesso ao exame.

Dona Berenice foi uma das beneficiadas. Ela chegou com dores no cedo e foi submetida ao exame. “De repente, se tiver alguma coisa, a gente já se cuida cedo”, disse. 

Há quatro meses, os militares estão em missão nos rios amazônicos oferecendo atendimento médico e odontológico, além de exames à população ribeirinha.

Acima dos 35 anos, a incidência de câncer de mama cresce progressivamente. Silvânia está prestes a completar 50 anos e fez o exame pela primeira vez. “Sempre tive vontade de fazer, mas nunca chegou essa oportunidade.” 

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é que em 2016 mais de 1800 novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados na região norte. 

No Amazonas, a preocupação dos especialistas é que em 70% dos casos a doença é descoberta já em seu estágio avançado; um índice bem maior que a média brasileira que é de 30%. 

Você viu essas notícias?

Motoristas param em local proibido e têm surpresa

Mujica: deputados prejudicaram imagem do Brasil

Foto mostra vereador vendo site pornográfico em SC

Assista:

Homem que fabricava dinheiro é preso em São Paulo

Fábrica de dinheiro Taboão da SerraReprodução/Café com Jornal

Galeria de fotos:

Conheça Kunming, a cidade chinesa da culinária, em sete pratos

Kunming cidade chinesa culináriaCopyright 2016 Georgia Freedman

Veja mais em: BAND