gplus
   

Putin e Obama cooperam pelo cessar-fogo na Síria

14/02/2016 00:00

Confira Também

O presidente russo, Vladimir Putin, e o norte-americano, Barack Obama, concordaram em intensificar a cooperação entre as agências de inteligência e segurança dos dois países para permitir a implementação do acordo de cessar-fogo na Síria, informou neste domingo (14) a agência de notícias russa Interfax.

 

Obama e Putin conversaram por telefone sobre o acordo assinado no último dia 12 pelo International Syria Support Group (ISSG), na Alemanha.


O tratado prevê o início de um cessar-fogo dentro de sete dias, como o primeiro passo para o fim da guerra civil na Síria, iniciada em 2011, na Primavera Árabe, para derrubar o regime do ditador Bashar al-Assad.


Apesar da assinatura do acordo, no fim de semana alguns representantes de países europeus demonstraram ceticismo em relação ao papel da Rússia, acusada pelo Ocidente de atacar civis e rebeldes com o consentimento de Damasco para fortalecer o regime de Assad. Os envolvidos na assinatura do acordo fizeram apelos para que Moscou suspenda seus bombardeios para que o cessar-fogo vigore.

O acordo foi assinado por 17 países do ISSG, em Munique. Além do fim das hostilidades, prevê o acesso imediato a ajuda humanitária em zonas abaladas pelos confrontos na Síria. O texto, no entanto, não recai sobre as operações contra grupos terroristas, como o Estado Islâmico (EI, ex-Isis), e limita-se às tensões entre o governo e os rebeldes. Para a alta representante de política externa da União Europeia, a italiana Federica Mogherini, não existe "uma solução puramente militar" para a crise síria, que já provocou a morte de 11,5% da população e o êxodo de 50%.

Você viu essas notícias?

Justiça Militar revoga prisão de PMs suspeitos de chacina

Polícia descobre hospital do crime em favela de SP

Vibrador tira fotos de dentro da vagina e envia para celular

Assista:

Mãe e seu bebê são salvos após carro cair em canal na Holanda

Mãe e seu bebê são salvos após carro cair em canal na HolandaReprodução

Galeria de fotos

Bebês animais: doses altas de fofura

 Bebês animais: doses altas de fofura