gplus
   

Lava Jato: Suíça afirma que provas sobre empreiteira são válidas

12/02/2016 00:00

Confira Também

O Departamento de Justiça da Suíça confirmou ao governo brasileiro nesta sexta-feira (12) que as provas obtidas pela investigação da Operação Lava Jato sobre a Odebrecht são válidas.

Em ofício enviado ao Ministério da Justiça, no início deste mês, as autoridades suíças afirmam que a Justiça daquele país não impediu o uso de dados bancários sobre supostos valores indevidos que eram pagos em contas operadas por ex-diretores da Petrobras. De acordo com as investigações, os valores eram repassados por meio de empresas offshore controladas pela empreiteira.

Em janeiro, a Justiça da Suíça entendeu que as informações foram repassadas ilegalmente pelo Ministério Público suíço para o Ministério Público Federal (MPF), no entanto, não pediu a devolução dos documentos.

O mesmo entendimento das autoridades suíças sobre a validade dos documentos foi utilizado pelo juiz federal Sérgio Moro para dar prosseguimento a ação penal que envolve a Odebrecht.

Os advogados da empreiteira defendem a ilegalidade das provas. Para a defesa, os documentos, que estavam em poder do Ministério Público da Suíça, não podem ser utilizados nas investigações pelo fato de a Justiça suíça reconhecer que ocorreram erros procedimentais no repasse dos dados.

Você viu essas notícias?

Tartaruga albina nasce em praia australiana

Para reforçar renda, refugiada ensina culinária congolesa

EI divulga vídeo de criança explodindo carro

Assista:

Última teoria de Einstein é confirmada após 100 anos

Última teoria de Einstein é confirmada após 100 anosReprodução

Galeria de fotos

Conheça a história do Ano Novo Chinês

Conheça a história do Ano Novo ChinêsREUTERS/Stringer

Veja mais em: BAND