gplus
   

Secretário de Educação de SP: fechamento de escolas é boato

08/10/2015 00:00

Confira Também

O secretário de Educação do Estado, Herman Voorwald, classificou como boato a informação de que escolas serão fechadas e alunos transferidos para colégios mais distantes por conta das mudanças no sistema.

Em entrevista à Bandnews FM, ele disse que os estudantes não serão realocados em unidades com distância superior a 1,5 Km das atuais escolas em que estudam. Voorwald também garantiu que nenhum professor ou servidor da área de ensino será demitido por conta das mudanças.

Grupos de estudantes realizaram protestos em São Paulo na manhã de hoje para pedir por melhores condições de ensino. Os atos também são contra a reorganização e o suposto fechamento de escolas em 2016. 



Em nota emitida nesta quinta-feira (8), a Secretaria da Educação do Estado esclarece que o estudo que definirá as escolas para o processo de reorganização está sendo finalizado.

Segundo o órgão, “nem todas as unidades passarão pelo processo, e escolas com mais de um ciclo ainda funcionarão, devido às diferenças demográficas e as necessidades por escolas para diversas faixas etárias em algumas regiões.”

No dia 14 de outubro a Secretaria vai receber das diretorias de ensino as propostas para realocar os alunos e depois de analisar os documentos divulgará como será feito o processo. Os pais serão avisados das mudanças em novembro.

Lei a seguir a nota na íntegra:

“A Secretaria da Educação do Estado esclarece que o estudo que definirá as escolas para o processo de reorganização está sendo finalizado. Nem todas as unidades passarão pelo processo, e escolas com mais de um ciclo ainda funcionarão, devido às diferenças demográficas e as necessidades por escolas para diversas faixas etárias em algumas regiões.

O projeto de reorganização é embasado em estudos educacionais e tem como objetivo melhorar a qualidade de ensino. Indicadores da secretaria e do próprio Inep apontam que escolas de ciclo único têm resultado 10% superior às unidades de três segmentos. Dados da Fundação Seade mostram que nas escolas estaduais há 2 milhões a menos de estudantes em comparação a 1998.

A reorganização também visa aprimorar as condições de trabalho dos educadores, que terão a possibilidade de escolher mais aulas em uma mesma escola, tendo menos deslocamento e mais tempo para se dedicarem às atividades pedagógicas.

As unidades que não adotarem a reorganização continuarão recebendo investimentos, uma vez que a educação é prioridade no Estado de São Paulo. No dia 14 de novembro, será realizado o “Dia E”, um megaencontro entre as escolas, pais e responsáveis da rede estadual de ensino, justamente para explicar o novo processo de reorganização. A data será uma boa oportunidade para tirar dúvidas, entender como serão feitas as transferências e quais escolas receberão alunos. A ação acontecerá de forma simultânea em todo o Estado.”

Veja mais em: