gplus
   

FMI projeta recessão na América Latina este ano por causa do Brasil

06/10/2015 00:00

Confira Também

O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou nesta terça-feira que projeta retração de 0,3 por cento da América Latina este ano, contra crescimento de 0,5 por cento previsto anteriormente, devido principalmente à recessão no Brasil e à queda dos preços das commodities.

 

Essa será a primeira recessão para a região da América Latina e Caribe desde 2009.

 

Mas o FMI, que realiza suas reuniões anuais no Peru esta semana, afirmou que a economia da região deve se recuperar em 2016 com uma expansão de 0,8 por cento.

 

O FMI havia projetado crescimento em 2016 de 1,7 por cento em sua última previsão em julho, antes de a economia brasileira dar uma virada no caminho de queda da produção, crise política e rebaixamento de crédito.

 

As revisões do FMI para o crescimento da América Latina partem de sua visão mais sombria para a economia global, foram as mais fortes entre qualquer região. Sua nova previsão para a recessão do Brasil em 2015 --3 por cento-- é o dobro da anterior.

 

"A recessão no Brasil foi mais profunda do que o esperado", disse o FMI em seu relatório "Perspectiva Econômica Global". O fundo alertou para "contágios negativos significativos" na região.

 

O FMI também destacou crescimento mais fraco do que o esperado no México e problemas na Venezuela, onde vê a economia encolhendo 10 por cento este ano com a inflação disparando acima de 100 por cento.

 

A economia da América Latina expandiu 1,3 por cento no ano passado após desacelerar ante 6,1 por cento em 2010.

 

A região havia superado as economias avançadas na esteira da crise financeira global, mas a queda dos preços de commodities, motor do crescimento na região, afetou desde então as perspectivas.

 

Você viu essas notícias?

Menina com doença incurável terá "morte digna" na Espanha

Piloto morre em pleno voo nos EUA; rota foi alterada 

Venezuelanos tentam fazer maior cookie do mundo

Assista

Cadela espanta dois ursos de sua casa nos EUA


Cachorrinha espanta dois ursos do quintal de casa

Reprodução