gplus
   

Morre José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT e da Petrobras

04/10/2015 00:00

Confira Também

Morreu na madrugada deste domingo, dia 4, em Belo Horizonte, o ex-senador José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT e da Petrobras. Ele tinha 58 anos e lutava contra um câncer.

Dutra foi senador por Sergipe, estado no qual desenvolveu sua vida política, ao lado do ex-governador Marcelo Déda (que morreu em 2013).

Nascido no Rio de Janeiro, ele trabalhou como dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de 1988 a 1990, e presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe (Sindimina), de 1989 a 1994 – ano em que foi eleito senador.

Ele também foi presidente da Petrobras, de janeiro de 2003 a julho de 2005, e presidiu a Petrobras Distribuidora, de setembro de 2007 a agosto de 2009. O político deixou o cargo para disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, sendo eleito para o biênio 2010-2012.

Em nota, o Partido dos Trabalhadores lamentou a perda. "José Eduardo Dutra foi um homem público de primeira qualidade, um batalhador da causa da justiça social e um exemplo de dedicação ao Partido dos Trabalhadores", diz parte do texto.

Atualmente, Dutra era primeiro suplente do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE).

Leia a nota emetida pelo PT na íntegra:

"O Partido dos Trabalhadores lamenta profundamente o falecimento de seu ex-presidente, José Eduardo Dutra, ocorrida na madrugada desse domingo. Dutra, desde muito cedo na sua vida, se aliou às lutas dos trabalhadores, tendo sido líder sindical em Sergipe e posteriormente membro da direção nacional da Central Única dos Trabalhadores. Disputou importantes batalhas eleitorais no estado, onde, em 1994, sagrou-se senador da República.  Entre outras vitórias de sua notável vida pública está ter exercido a presidência da Petrobras.

José Eduardo Dutra foi um homem público de primeira qualidade, um batalhador da causa da justiça social e um exemplo de dedicação ao Partido dos Trabalhadores.

Nesse momento de dor, gostaríamos de nos solidarizar com sua família e com todos os companheiros do PT, em particular aqueles de Sergipe, estado que Dutra sempre amou e onde deu o melhor de sua vida pelos mais carentes e excluídos da sociedade.

Rui Falcão

Presidente Nacional do PT".

Você viu essas notícias?

Possível dinossauro fossilizado é achado em Marte

Padre revela ser gay e é afastado de suas funções pelo Vaticano

Refugiado sírio sonha em abrir restaurante no Brasil

Refugiado sírio sonha em abrir restaurante no Brasil
Reprodução/Portal da Band

Assista:

Evolução da tecnologia permite pensar em colonização nos outros planetas

COPYRIGHT AREAH 2011-2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. UMA EMPRESA YCR PARTICIPAÇÕES LTDA