gplus
   

José Dirceu é transferido para Complexo Médico-Penal de Pinhais

02/09/2015 00:00

Confira Também

O ex-ministro José Dirceu foi transferido para o Complexo Médico-Penal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, Paraná, por volta das 14h desta quarta-feira. A transferência foi autorizada pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo processo da Operação Lava Jato, a pedido do próprio petista.

Indiciado pela Polícia Federal em um dos inquéritos da operação, Dirceu está preso desde o início do mês passado na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

A Polícia Federal indiciou na terça-feira o ex-ministro da Casa Civil por quatro crimes relacionados à suposta participação dele nas irregularidades investigadas pela Operação Lava Jato, que apura um esquema bilionário de corrupção em estatais, inclusive na Petrobras.

Dirceu, que ainda está preso em Curitiba por suspeita de participação no esquema, foi indiciado por formação de quadrilha, corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, segundo a Polícia Federal.

O ex-ministro é apontado por investigadores que atuam na Lava Jato como um dos líderes do esquema de corrupção. Segundo os procuradores da operação, Dirceu instituiu o esquema de corrupção na Petrobras na época em que comandou a Casa Civil, durante o primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dirceu, que foi um dos homens fortes do governo Lula, é acusado de receber propina de fornecedores da Petrobras, inclusive na época em que estava preso em Brasília pela condenação pelo Supremo Tribunal Federal no processo do mensalão, esquema de compra de apoio político no Congresso no primeiro mandato de Lula.

Além de Dirceu, outras 13 pessoas, entre elas o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, foram indiciadas pela PF no mesmo inquérito, referente à 17ª fase da Lava Jato, batizada de Pixuleco, em referência ao nome que seria usado pelos acusados para se referir à propina.

Entenda a Operação Lava Jato:

Veja mais em: BAND