gplus
   

Produção industrial no Brasil cai 1,5% em julho

02/09/2015 00:00

Confira Também

Segundo o IBGE, em julho o segmento de Bens de Consumo semiduráveis e não duráveis registrou perda de 3,4% sobre o mês anterior, apagando a expansão de 3,1% acumulada em maio e junho.

Já os setores de Bens Intermediários e Bens de capital --considerado uma medida de investimento-- registraram quedas na produção pelo sexto mês seguido, respectivamente de 2,1% e de 1,9%. Sobre um ano antes, o segmento de Bens de capital despencou 27,8% em julho.

O único resultado mensal positivo foi do setor de Bens de Consumo Duráveis, com alta de 9,6 por cento sobre junho.

Entre os ramos pesquisados, 14 dos 24 mostraram queda em julho, com destaque para produtos alimentícios, com recuou de 6,2% após alta de 4,3% no mês anterior.

As condições da indústria brasileira não mostram sinais de melhora em breve, com o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) apontando que o ritmo de contração do setor atingiu o pior nível em quatro anos em agosto.

No segundo trimestre, a indústria encolheu 4,3% contra o período anterior, pior momento desde o primeiro trimestre de 2009, e economistas projetam contração de 5,57% da indústria este ano.

Sob esse peso, a economia brasileira encolheu 1,9% no segundo trimestre sobre os três meses anteriores e caiu 2,6% na comparação anual, entrando em recessão técnica oficialmente.

Veja mais em: BAND