gplus
   

Lava Jato: Polícia Federal indicia o ex-presidente da Eletronuclear

28/08/2015 00:00

Confira Também

O almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, ex-presidente da Eletronuclear, foi indiciado nesta sexta-feira pela Polícia Federal (PF) por esquema de corrupção em contratos de Angra 3, no Rio de Janeiro. Sua filha, Ana Cristina Toniolo, e o presidente da Andrade Gutierrez Energia, Flávio David Barra também foram indiciados.

Além deles, outros cinco supostos intermediários dos pagamentos de propinas destinadas ao ex-presidente da Eletronuclear, também foram indiciados.

Pelo menos R$ 4,5 milhões foram rastreados na conta da Aratec Engenharia, controlada por Othon Luiz Pinheiro da Silva e pela filha, valor que seria usado para o recebimento de propina. Mas os investigadores suspeitam que os pagamentos cheguem a R$ 30 milhões.

O relatório final do inquérito aponta evidências de ajustes prévios para favorecer as empresas do consórcio Angramon na licitação para montagem da usina nuclear Angra 3.

O almirante passou a ser investigado na Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobras, a partir da delação premiada do ex-executivo da Camargo Corrêa Dalton dos Santos Avancini. Ele relatou que outro executivo da empresa, o diretor de energia Luiz Carlos Martins sabia detalhes de valores que teriam sido repassados a Othon nas obras de Angra 3.

Entenda a Operação Lava Jato:

Veja mais em: BAND