gplus
   

Dezenas de refugiados são encontrados mortos em caminhão na Áustria

27/08/2015 00:00

Confira Também

Cerca de 50 refugiados foram encontrados mortos dentro de um caminhão estacionado no leste da Áustria, perto da fronteira com a Hungria, nesta quinta-feira. A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que a descoberta abalou os líderes europeus presentes em uma cúpula nos Bálcãs.

A polícia fez a descoberta chocante em um caminhão de 7,5 toneladas que estava estacionado na estrada A4, perto da cidade de Parndorf, aparentemente desde quarta-feira, afirmou o chefe de polícia da província de Burgenland, Hans Peter Doskozil, em entrevista coletiva.

Ele disse não poder dar uma cifra exata do número de vítimas, cujos corpos já começavam a se decompor. "Podemos supor que podem ser 20 pessoas que morreram. Também podem ser 40, podem ser 50 pessoas", declarou.

Merkel disse em entrevista coletiva na reunião dos Bálcãs ocidentais em Viena: "É claro que estamos abalados por essa notícia assombrosa. Ela nos lembra de que precisamos lidar rapidamente com a questão da imigração com um espírito europeu, um espírito de solidariedade, e encontrar soluções”.

Dezenas de milhares de pessoas, a maioria da África e do Oriente Médio, lançaram-se ao mar neste ano na esperança de chegar à Europa, muitas vezes superlotando barcos pequenos e inadequados para cruzar o mar Mediterrâneo.

A ministra do Interior austríaca, Johanna Mikl-Leitner, classificou esta quinta-feira como "um dia sombrio" e enfatizou que Viena exigiu que a União Europeia encontre uma maneira de distribuir a onda de refugiados de forma justa para que estes não tenham que se voltar para traficantes de pessoas.

"Este é um sinal no nível europeu para agirmos o mais rápido possível aqui", afirmou a ministra na entrevista coletiva, acrescentando que os controles nos trens internacionais e nas áreas de fronteira foram reforçados.

Veja mais em: BAND