gplus
   

França: polícia barra mais de mil imigrantes de irem ao Reino Unido

31/07/2015 00:00

Confira Também

A polícia francesa informou nesta sexta-feira que impediu, na noite da última quinta, mais de mil tentativas de imigrantes de chegar ao Reino Unido passando pelo túnel que atravessa o Canal da Mancha.


“Mais de mil tentativas foram barradas na noite passada, sendo feitas 30 detenções", disse uma fonte policial citada pela agência de notícias France-Press (AFP). Segundo a fonte, não há registro de feridos entre os que tentaram imigrar.

O governo da França enviou contingente adicional de 120 agentes da polícia para o Porto de Calais, no Norte do país, para enfrentar a crise, que causou dez mortes desde junho.

Os reforços tiveram impacto, uma vez que o número de tentativas de infiltração no Eurotúnel diminuiu mais de 50% em relação ao pico do movimento, no início da semana.

Um homem morreu na madrugada da última quarta-feira, esmagado por um caminhão, quando tentava entrar no túnel.

Um porta-voz da empresa que administra o Eurotúnel declarou à AFP que têm acontecido "muito menos perturbações" com o reforço policial na cidade.

Fonte da polícia admitiu que os reforços ajudaram, mas a pressão dos imigrantes permanece, e "continua a ser difícil lidar com a situação", apesar da diminuição do número de imigrantes que conseguem entrar nas plataformas.

Cerca de 3 mil pessoas, de países como a Síria, o Sudão e a Eritreia, estão acampadas em Calais, na esperança de atravessar o canal ilegalmente.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou nesta sexta novas medidas para responder à crise, entre as quais a ajuda à polícia francesa e mais coordenação com as autoridades daquele país para reduzir a pressão sobre o outro lado da fronteira.

Veja mais em: BAND