gplus
   

Terremoto de 7 graus abala Indonésia

28/07/2015 00:00

Confira Também

Um terremoto de 7 graus de magnitude sacudiu nesta terça-feira a província de Papua, na Indonésia, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês).

O tremor ocorreu às 6h41 local (18h41 de segunda em Brasília), e o epicentro foi situado 250 km a oeste da capital provincial de Jayapura, a uma profundidade de 52 km, segundo o USGS.

Até o momento, não há informações de danos, ou vítimas, de acordo com as autoridades indonésias continuam coletando dados da área afetada, uma região de difícil acesso.

"O sismo foi fortemente sentido por quatro segundos", disse o porta-voz da Agência Nacional de Catástrofes, Sutopo Purwo Nugroho. "Os moradores ficaram em pânico e saíram correndo de suas casas".

Nugroho acrescentou que duas casas, um hospital e um armazém da cidade de Kasonaweja foram danificados, e que uma pessoa desapareceu arrastada por um rio.

Equipes de resgate estão tentando chegar à área do epicentro, o que deve exigir ainda várias horas.

O site de monitoramento The Earthquake-Report relatou que a área de Irian Jaya tem "cordilheiras íngremes e sua vegetação é floresta tropical, o que significa que a chance de deslizamentos perigosos é real".

Um jornalista da AFP em Jayapura disse que sentiu um leve tremor na cidade durante poucos segundos.

A Indonésia fica na região conhecida como "Cinturão de Fogo" do Pacífico, de confluência de placas tectônicas, causando sismos e atividade vulcânica frequentes.

Veja mais em: BAND