gplus
   

Itamaraty: nenhum brasileiro morreu no Nepal

27/04/2015 00:00

Confira Também

O Itamaraty confirma que fez contato com 96 brasileiros no Nepal e, segundo o órgão, todos eles escaparam sem ferimentos do forte terremoto do último sábado. Os últimos números divulgados pelo governo local indicam que mais de 4 mil pessoas morreram na tragédia.

Ainda segundo o Itamaraty, funcionários da Embaixada do Brasil em Nova Délhi, na Índia, foram deslocados para atender aos sobreviventes. Alem disso, um centro de atendimento foi montado no aeroporto de Katmandu, capital do Nepal e que ficou devastada após o tremor.

Sobre o número total de mortos, de acordo com a ONG Caritas, ele pode chegar a seis mil. "O balanço das vítimas sobe constantemente. Calcula-se também que há cinco mil feridos e milhares de desabrigados", disse o padre Pius Perumana, diretor do órgão. Das vítimas fatais, 1,3 mil foram registradas somente no vale do Katmundu, uma das regiões mais povoadas do país.

O terremoto de 7,8 graus atingiu o Nepal e os vizinhos Paquistão, Bangladesh e Índia na manhã de sábado (25). Foi o mais forte tremor de terra na região nos últimos 80 anos. O abalo sísmico provocou avalanches no Monte Everest que mataram alpinistas e bloquearam trilhas.

Testemunhas afirmam que há pessoas sufocadas pelo gelo entre o campo base e o campo 1 do Everest. A comunidade internacional, as Nações Unidas e ONGs de ajuda humanitária já começaram a enviar equipes e suprimentos ao Nepal. Milhares de pessoas estão dormindo nas ruas.

Assista: Brasileiro no Nepal diz que quer voltar para o país, mas não há saída

Veja mais em: BAND