gplus
   

Trem japonês de levitação magnética atinge 603 km/h

21/04/2015 00:00

Confira Também

Um protótipo do futuro trem japonês de levitação magnética atingiu nesta terça-feira a velocidade recorde de 603 km/h, informou a Central Japan Railways.

"Esta velocidade de 603 km/h se manteve por 10,8 segundos" quando o trem atravessava um túnel, destacou o porta-voz da companhia, afirmando que trata-se de um recorde mundial.

O teste, com pessoas a bordo, foi realizado na manhã desta terça-feira, em uma linha especial de 42,8 km em Yamanashi, no centro do Japão, onde este "maglev" é desenvolvido há anos.

No teste, o trem pulverizou seu próprio recorde, de 590 km/h, percorrendo mais de 10 km por minuto ou 170 metros por segundo.

O objetivo do teste era comprovar a estabilidade deste meio de transporte inclusive a uma velocidade muito superior à prevista para o serviço comercial.

A Central Japan Railways constrói atualmente uma nova linha vinculada a este "linear Shinkansen", que deve entrar em funcionamento em 2027 entre Tóquio e Nagoya, no centro do país, circulando a 500 km/h para cobrir uma distância de 286 quilômetros em 40 minutos.

Veja mais em: BAND