gplus
   

Lufthansa diz que copiloto da Germanwings contou sobre depressão

31/03/2015 00:00

Confira Também

O copiloto do avião da Germanwings, que caiu na semana passada nos Alpes franceses, contou à escola de voo da Luthansa sobre um período anterior de depressão, informou a empresa nesta terça-feira.

A Lufthansa, controladora da empresa de baixo custo Germanwings, disse que Andreas Lubitz interrompeu seu treinamento por um período de vários meses.

Quando retomou o treinamento, em 2009, após exames médicos confirmarem que ele estava em condições físicas de voar, o copiloto entregou à escola de voo documentos médicos mostrando ter passado por um "episódio prévio de depressão severa".

Copiloto derrubou o avião

O avião A320 da Germanwings caiu com 150 pessoas a bordo e, aparentemente, Lubitz provocou o acidente "de forma deliberada", segundo promotor de Marsella, Brice Robin.

Lubitz conseguiu causar a queda, porque o piloto do Airbus A320 teria ficado preso do lado de fora da cabine. O copiloto, que estava dentro, recusou-se a abrir a porta e teria acionado o botão que faz o avião descer por vontade própria.

A informação tem base na análise dos dados da primeira caixa-preta encontrada pela equipe de resgate.

Segundo o promotor, o copiloto estava calmo, consciente e não deu nenhuma demonstração de pânico até o momento em que a aeronave se chocou contra os Alpes.

Andreas Lubitz tinha 28 anos e era de nacionalidade alemã. O promotor disse ainda que o copiloto não era listado como suspeito de terrorismo e destacou que não há base para afirmar que se trate de ataque terrorista.

Bruce Robin afirmou, durante a coletiva de imprensa, que os passageiros do avião só perceberam o que estava acontecendo pouco antes de a aeronave se chocar contra os Alpes. Pelos dados da caixa-preta, segundo o promotor, esse é o único momento em que se escuta a gritaria das pessoas a bordo.

Ainda segundo o promotor, as vítimas tiveram "morte instantânea". O avião foi pulverizado após bater no solo.

Veja imagens do acidente

Veja mais em: BAND