gplus
   

Primeiros resultados da eleição na Nigéria saem segunda

29/03/2015 00:00

Confira Também

Os primeiros resultados da eleição à presidência na Nigéria devem começar a ser divulgados nesta segunda-feira, informou a Comissão Eleitoral Independente (Inec) neste domingo, enquanto algumas seções continuavam abertas, devido a problemas técnicos.

Atrasos na entrega de material eleitoral e problemas técnicos no uso de leitores biométricos, pela primeira vez no país, obrigaram a Inec a suspender a votação em algumas seções ontem, as quais tiveram de ser retomadas neste domingo.

O presidente da Inec, Attahiru Jega, destacou que 150 mil leitores de cartão foram usados e que somente 374 - o correspondente a 0,25% - não funcionaram.

Os incidentes afetaram 348 postos de votação, sendo 90 somente em Lagos, a capital econômica do país. No total, são 150 mil espalhados pelo território.

A apuração já começou nos locais que, livres de problemas técnicos, encerraram a votação no sábado à noite.

Jega relatou ter recebido denúncias de fraude em alguns lugares, incluindo uma queixa do Congresso pela Mudança Progressista (CPC, na sigla em inglês). O partido reivindica uma nova eleição no estado de Rivers (sul).

Em entrevista coletiva em Abuja, Jega prometeu que todas as demandas serão analisadas, com o objetivo de manter uma eleição "livre, justa e crível, na tranquilidade".

"Pedimos a todos os nigerianos que permaneçam calmos, à espera dos resultados", acrescentou.

Em 2011, quase mil pessoas foram mortas após o anúncio do resultado da eleição.

O atual presidente Goodluck Jonathan, do Partido Democrático do Povo (PDP), briga por um segundo mandato. Seu adversário, o general reformado Muhammadu Buhari (CPC), disputa a presidência pela quarta vez. Este ano, ele se beneficia do apoio sem precedentes de uma oposição fortemente unida.

Os dois partidos se acusam mutuamente pelos problemas ocorridos na eleição.

Veja mais em: BAND