gplus
   

Professor da USP é novo ministro da Educação

27/03/2015 00:00

Confira Também

O professor da USP Renato Janine Ribeiro é o novo ministro da Educação. Ele substitui o ex-governador do Ceará, Cid Gomes, que pediu demissão na semana passada.

Formado em Filosofia, Renato é professor de Ética e Filosofia Política da Univeridade de São Paulo. A posse será no dia 6 de abril.

Renato Janine Ribeiro é o quinto ministro da Educação desde o primeiro mandato de Dilma. Antes dele passaram pela pasta Fernando Haddad, atual prefeito de São Paulo; Aloizio Mercadante, hoje ministro da Casa Civil; José Henrique Paim e Cid Gomes. 

Nesta sexta-feira, a presidência também anunciou o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social. Dilma escolheu o tesoureiro de sua campanha à reeleição, Edinho Silva, para ocupar o posto.

Cid Gomes deixa cargo após polêmica

O ex-governador do Ceará e ex-ministro da Educação, Cid Gomes, deixou o cargo após discussão com deputados na Câmara. Ao depor no plenário para explicar as declarações que havia feito na Universidade Federal do Pará, quando disse que havia no Congresso "400 ou 300 achacadores", Gomes pediu desculpas, mas voltou a fazer acusações contra os deputados e o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Logo ao abrir suas declarações, ele falou que tem um profundo respeito pelo Legislativo e pelo Parlamento. O ex-governador do Ceará também disse que deu a opinião de forma pessoal, não como ministro, mas que não retiraria as palavras, porque não está de acordo com a forma de agir de muitos parlamentares.

"Isso não quer dizer que concorde com a postura de alguns, de vários, de muitos, que mesmo estando no governo têm uma postura de oportunismo", afirmou.



O ministro também disse os integrantes é da base aliada do governo deveriam votar a favor das medidas propostas por Dilma, senão deveriam "largar o osso e sair do governo". No meio do discurso, parlamentares gritavam: "Respeite essa Casa!".

Após ser hostilizado, Cid Gomes reforçou as críticas e ainda apontou para Eduardo Cunha, presidente da Câmara, que o havia chamado de mal educado pelas declarações.

"Eu fui acusado de ser mal educado. O ministro da Educação é mal educado. Eu prefiro ser acusado por ele (Cunha) do que ser como ele, acusado de achaque", afirmou, fazendo referência ao presidente da Câmara ter sido citado na lista de políticos suspeitos de favorecimento no esquema de corrupção na Petrobras investigado pela operação Lava Jato.


Leia abaixo nota oficial do Palácio do Planalto:


NOTA OFICIAL

A presidenta da República Dilma Rousseff convidou nesta sexta-feira (27) o professor doutor Renato Janine Ribeiro para assumir o cargo de ministro da Educação. A posse do novo ministro será no dia 6 de abril.

Perfil

Renato Janine Ribeiro tem formação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado pela Université Paris 1 Pantheon-Sor