gplus
   

Equipes entram no quarto dia de buscas a destroços de Airbus

27/03/2015 00:00

Confira Também

As equipes de busca entram no quarto dia de trabalho na região dos alpes franceses, onde caiu o avião da Germanwings que transportava 150 pessoas. Prioridade é encontrar a segunda caixa-preta do Airbus A320.

Os dados do segundo equipamento são fundamentais para a sequência das investigações. Na quinta-feira, dois dias após a tragédia, um promotor de Marsella que investiga o acidente afirmou - a partir das análises da primeira caixa-preta encontrada pela equipe de resgate - que o copiloto provocou o acidente.  

O alemão Andreas Lubitz, de 28 anos, teria acionado o botão de descida da aeronave por vontade própria. Ainda segundo a promotoria, o copiloto teria trancado o piloto do avião do lado de fora da cabine. Ainda não há informações, no entanto, sobre o motivo que o levou a provocar a queda do Airbus. 

Investigadores alemães estiveram na casa de Andreas Lubitz nessa quinta-feira e realizaram buscas no local. Eles também conversaram com pessoas próximas ao copiloto. Segundo o jornal alemão Bild, Andreas esteve por um ano e meio sob tratamento psiquiátrico antes de completar a formação como copiloto. 

VALE ESTE Infográfico acidente airbus Germanwings França
Portal da Band

Corpos

A equipe de buscas também continua procurando pelos corpos das 150 pessoas que estavam a bordo do Airbus A320. Os restos mortais estão sendo transportados para um centro de campanha montado e Seyne-les-Alpes, onde são feitos os trabalhos de identificação por meio de testes comparativos com parentes. 

O porta-voz do Ministério do Interior, Pierre-Henri Brandet, disse que a repatriação dos restos mortais, principalmente para a Alemanha e a França, locais de origem da maioria das vítimas, não será feita até que os trabalhos de busca e identificação sejam concluídos.

Segundo a promotoria de Marsella, os passageiros tiveram "morte instantânea" quando a aeronave se chocou contra os alpes. O avião foi pulverizado ao bater no solo. 

Veja imagens do acidente com o Airbus da Germanwings:

O acidente

A aeronave da Germanwings, filial de baixo custo da Lufthansa, havia decolado do aeroporto de Barcelona, na Espanha, pouco depois das 9h (5h de Brasília) da última terça-feira e tinha como destino a cidade alemã de Düsseldorf. Por volta das 11h, os controladores do tráfego aéreo perderam o contato com a tripulação. 

Os destroços foram localizados ainda na manhã de terça-feira nos alpes franceses, numa região de difícil acesso.

Havia 150 pessoas a bordo - 144 passageiros e seis tripulantes - e elas eram de 15 nacionalidades. A maioria, no entanto, tinha origem alemã e espanhola. 

Veja mais em: BAND