gplus
   

Ministro da Justiça é convidado a depor em CPI do HSBC

26/03/2015 00:00

Confira Também

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga as contas secretas no banco HSBC na Suíça aprovou, nesta quinta-feira (26), requerimento de convite ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para prestar depoimento à comissão.

O requerimento, de autoria do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), defende o convite a Cardozo para que ele preste "esclarecimentos sobre as providências tomadas pelo governo brasileiro referentes ao caso SwissLeaks, como está sendo chamado o caso de vazamento de informações sobre contas secretas em uma agência do HSBC em Genebra.

O ministro afirmou comparecerá à comissão no Congresso.

"Irei sempre que for convidado às comissões ou ao plenário. É um dever do governante prestar contas e informações ao Poder Legislativo”, disse Cardozo a jornalistas no Rio de Janeiro.

Nos dados vazados, foram encontradas contas secretas abertas nos nomes de 8.667 cidadãos brasileiros, nas quais havia saldo de 7 bilhões de dólares.

Segundo o ministro, já foram solicitadas informações à França para onde forma enviados os dados que saíram da Suíça. Após o recebimento, serão encaminhados à Polícia Federal e à Receita Federal para verificar se as declarações de rendimentos dessas pessoas são legais.

"No caso de ilegalidade, haverá uma parte que será investigada pela Receita Federal devido aos delitos fazendários e outra parte criminal, que poderia envolver crimes de lavagem de dinheiro e evasão de receita”, disse o ministro.

O requerimento, aprovado nesta quinta-feira na CPI, diz que o vazamento, conhecido como SwissLeaks, indica a possibilidade de que entre as movimentações financeiras "estejam relacionadas à evasão fiscal, à corrupção, ao tráfico de drogas e de armas, entre outros crimes".

Veja mais em: BAND