gplus
   

União Europeia e Cuba acertam nova rodada de negociações

06/03/2015 00:00

Confira Também

União Europeia (UE) e Cuba encerraram mais uma rodada de negociações para retomar as relações políticas e comerciais e já acertaram um novo encontro para dar continuidade ao diálogo. A próxima reunião será em Bruxelas. 

"As duas equipes de negociadores (...) ratificaram a vontade de ambas as partes de prosseguir com este processo em uma próxima rodada, durante o verão (boreal), em data que será acertada pelos canais diplomáticos", declarou a chancelaria cubana. 

Nessa semana, em Havana, os dois grupos encerraram a terceira rodada de um diálogo iniciado em abril de 2014. União Europeia e Cuba tentam chegara a um acordo de diálogo político e de cooperação. 

Em entevista coletiva nessa quinta-feira, o representante da UE nas negociações, Christian Leffler, afirmou que houve progressos. "Especialmente no capítulo de cooperação, que é o capítulo mais amplo, mais importante do acordo", disse. 

"Saímos desta rodada com um melhor entendimento das posições, sensibilidades e ambições de ambas as partes, o que nos permitirá preparar a próxima rodada", acrescentou o representante da União Europeia. 

A delegação europeia também apresentou seus pontos de vista sobre assuntos políticos, incluindo governança e direitos humanos, que serão abordados nas rodadas seguintes.

A UE havia congelado as relações com Cuba em 2003.

Veja mais em: BAND