gplus
   

CPI da Petrobras quer ouvir Graça Foster

05/03/2015 00:00

Confira Também

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) criada na Câmara dos Deputados para investigar denúncias contra a Petrobras aprovou nesta quinta-feira os primeiros requerimentos para ouvir a diretora da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard, segundo o relator da comissão, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), além de ex-diretores da estatal, do doleiro que estaria ligado ao esquema, Alberto Yousseff, e da ex-presidente da estatal Maria das Graças Foster.

Dentre os convocados, o primeiro a ser ouvido pela comissão deve ser o ex-diretor da estatal Pedro Barusco em sessão prevista para a manhã da próxima terça-feira que ainda precisa ser autorizada pela Justiça, uma vez que o ex-diretor encontra-se em prisão domiciliar.

O ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli também foi convocado a depor.

Na primeira reunião desde a instalação da CPI, cujo início foi marcado por bate-boca e desentendimento por conta da criação de quatro sub-relatorias à revelia do relator Luiz Sério e de seu partido, entre outros, os deputados aprovaram ainda a sugestão do presidente da comissão, Hugo Motta (PMDB-PB), de contratar a empresa Kroll para auxiliar o trabalho da quarta sub-relatoria, que trata de irregularidades na operação da companhia Sete Brasil e na venda de ativos da Petrobras na África.

Segundo Motta, a contratação da Kroll ainda precisa ser autorizada pela Mesa da Câmara.

“Precisa-se de um orçamento da empresa e submeteremos ao presidente [da Casa] Eduardo Cunha para que ele possa nos fornecer o orçamento e a partir daí contrataremos a empresa”, disse Motta a jornalistas. “Depois disso com certeza tornaremos público como se dará o trabalho dessa empresa no âmbito da quarta sub-relatoria criada por nós na manhã de hoje”, acrescentou.

Pego de surpresa com a criação das sub-relatorias, Luiz Sérgio afirmou que “bolo que muita gente mexe acaba solado”.

O relator havia sugerido a criação de duas sub-relatorias em seu plano de trabalho e durante a discussão nesta quinta, o PSB sugeriu a criação de mais duas. Luiz Sérgio afirmou que haverá decisão sobre essas quatro sub-divisões ao longo da semana.

Veja mais em: BAND