gplus
   

Opositor russo criticou Putin em rádio horas antes de ser assassinado

28/02/2015 00:00

Confira Também

Em um discurso crítico sobre a Ucrânia e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o opositor russo Boris Nemtsov participou de um programa em uma rádio de Moscou nessa sexta-feira, dia 27, três horas antes de ser assassinado, e dois dias antes de uma manifestação da oposição, prevista para este dominfo, dia 1º. O movimento foi cancelado. Durante 45 minutos, Nemtsov apresentou as suas propostas para "mudar a Rússia", na rádio Ekho Moskvy, de Moscou. "Esta manifestação pede o fim imediato da guerra com a Ucrânia, ela exige que Putin acabe com a sua agressão", disse na entrevista.

Boris Nemtsov expressou também a sua posição sobre a crise econômica na Rússia. "A causa da crise é a agressão [da Ucrânia], que foi seguida de sanções e de fugas de capitais, tudo por causa da agressão sem sentido travada contra a Ucrânia por Putin", acusou ele que, assim como Kiev e o Ocidente, considerou que Moscou enviou tropas para apoiar os separatistas pró-Rússia no Leste da Ucrânia, algo que o Kremlin sempre negou.

Nemtsov foi assassinado no centro de Moscou, e o presidente russo reagiu, considerando a morte de seu crítico "uma provocação".

Entre os vários cargos políticos ocupados pelo político, que tinha 55 anos, estão o de governador da região de Nizhny Novgorod – no centro da Federação russa –, deputado e vice-primeiro-ministro no final dos anos 1990, sob a presidência de Boris Yeltsin. Depois de sair do Parlamento, em 2003, liderou vários partidos e grupos da oposição.

Polícia investiga morte do opositor de PutinPolícia investiga morte do opositor de Putin. Foto: George Malets/AFP
 

Veja mais em: BAND