gplus
   

Cantareira quebra sequência de alta e nível se mantém estável

27/02/2015 00:00

Confira Também

Após sequência de 20 dias de aumento, o nível do Cantareira ficou estável nesta sexta-feira. De acordo com o monitoramento diário da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o sistema permenece em 11,1% - mesmo com registro de chuvas na região dos reservatórios. 

O acumulado de chuvas no dia foi de 0,7 milímetro. Desde o início de fevereiro, no entanto, foram 293,7 milímetros de chuva na região do Cantareira, o que representa quase 50% a mais do que a média histórica do mês (199,1 milímetros).

Ainda assim, a situação do reservatório é crítica. Com as chuvas de fevereiro o Cantareira conseguiu recuperar somente a segunda cota da reserva técnica - o chamado volume morto, que fica abaixo dos dutos de captação.

Para recuperar a primeira cota e chegar ao volume útil ainda será necessário subir mais 18%. 

O Cantareira é o maior reservatório de São Paulo, abastece 6,2 milhões de pessoas, e também foi o que mais sofreu com a crise hídrica. Em janeiro, quando as chuvas estavam bem abaixo da média, um estudo chegou a apontar que se as chuvas continuassem escassas e os níveis de captação se mantivessem iguais o sistema poderia secar em até quatro meses. 

Veja mais em: BAND